Vamos falar sobre Saudade!

Falantes da belíssima língua portuguesa (sim, eu amo minha língua) tem o privilégio de ter em seu vocabulário esta palavra única chamada: Saudade. Como todos sabem, esta é uma palavra que não se traduz. Nenhum outro idioma possui esta palavra, que é tão única, tão nossa. Quando você tem saudade, um simples “miss you” jamais traduzirá este sentimento. Saudade é grande, é exagero, é extravagância! E combina bem com o jeito brasileiro de ser.

Tive dificuldade de explicar saudade para meu namorado indiano. E percebi o fascínio dele, ao descobrir, que aquele sentimento tão grande que ele sente da família na Índia, agora tem um nome. Saudade. É lindo ver como esta palavra traduz este sentimento tão perfeitamente. Não se engane, falantes de outras línguas sentem saudade, só não sabem seu “nome”.

Infelizmente muito cedo, aos 9 anos, sofri minha primeira perda. Minha vózinha, mãe de minha mãe. Eu não pude compreender completamente, pois, ainda estava tentando entender quem eu era, e meu papel neste mundo, quando ela nos deixou. Mas naquele momento aprendi, que o amor supera tudo nesse mundo, até a morte. Hoje, aos 28 anos, eu ainda me lembro do som da sua voz, do seu cheiro, do afago de suas mãos e de seu colo de vó. Não existiria outra palavra para descrever o que sinto: Saudade.

Há alguns anos atrás, minha segunda grande perda veio em dois golpes. Sofrendo com essa doença que só consigo classsificar como maldita, que é o câncer, minha avó, mãe do meu pai, nos deixou. E como se não bastasse a dor de perdê-la, tivemos que ver meu avô, seu marido, nos deixar, cinco meses depois. O motivo de sua morte? Saudade. Saudade, de sua companheira de vida. Ele não suportou. Também morre-se de saudade.

Uma das lições que eu aprendi com essas grandes perdas em minha vida, foi que a saudade nunca acaba. Podem passar anos e anos, e ela não vai embora. Ela tão pouco diminui. É um engano achar que com o tempo esse sentimento será menor. Você aprende a lidar com a saudade. E foi bom já saber disso, quando me mudei.  Seja saudade por distância, ou por uma inevitável morte, funciona da mesma maneira. Primeiros dias são os piores, depois você passar a lidar da melhor forma que pode.

As lágrimas dos primeiros dias, foram substituídas por uma dorzinha sempre que penso nas pessoas que amo e que deixei pra vir pra cá. Mas nos veremos em breve. Me esperem. Tô chegando.

0 comentário em “Vamos falar sobre Saudade!

  1. Grazi, que lindo, adorei. “Existem pessoas que nos inspiram….. Outras que nos fazem bem…. E aquelas que, simplesmente sem pedir licença, tocam a nossa alma.” Te amo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.